Terra de paisagens magníficas onde se pode vislumbrar a Serra de Santa Helena, Tarouca, e a Serra das Meadas, Lamego. Em Queimadela é predominante a agricultura tradicional, a forte implantação do artesanato e uma génese cultural e recreativa ímpar a nível regional.
Do património existente destaca-se a igreja paroquial da Sra. Piedade e a capela de São Lourenço, esta num ponto excelente para apreciar a paisagem envolvente.
De referir que antigamente Queimadela foi lugar de grande produção de telha (mourisca e de canudo). A antiguidade desta arte em Queimadela remonta ao período medieval, comprovada por fornos entretanto soterrados. Nessa época a atividade era mais vasta, alargando-se à produção dos mais variados utensílios domésticos e objetos decorativos. Com a introdução da prática da cobertura das casas pela telha de cerâmica é que a atividade se centrou na produção destas, nomeadamente a Cidade de Lamego e a envolvente ao rio Varosa.
Das artes e ofícios há que referir um que, felizmente, ainda prevalece: a tanoaria e artesanato, um ofício de uma só família, mantida pelo Sr. António Oliveira. Mantêm a tradição desta arte, que herdou do pai: dedicando-se à produção de miniaturas de madeira (pipos, canecas, bonecos, carros de bois, etc.) e a atividade na produção da tanoaria e vasilhame propriamente ditos, a partir da madeira de castanho, matéria-prima da região.
Com um património riquíssimo, poderá visitar as nossas capelas, o Miradouro, a Igreja Matriz e muito mais…
Visite-nos, e deixe-se maravilhar com a nossa terra e as nossas gentes!
Veja na galeria abaixo alguns dos nossos pontos de interesse a visitar.